domingo, 25 de abril de 2010

Guarulhenses se destacam na 'blogosfera"


Guarulhenses se destacam na 'blogosfera"
Juliana Aguiar e Camila Pati
Da Redação

http://www.dgnews.com.br/beta10/f?p=181:4:3527025397968129::NO:4:P4_ID,P4_PALAVRAS:17177,


Matéria feita pelo jornal Diário de Guarulhos
Há pouco menos de dois anos, o número de brasileiros internautas já ultrapassava os 56 milhões, de acordo com a última pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O acesso à internet vem aumentando de forma acelerada no Brasil, e como a web cresce minuto a minuto, até o dado mais atualizado pode ser ultrapassado no instante seguinte. Uma das inúmeras possibilidades de se interagir na web se dá por meio dos blogs.
O diário pessoal na internet é de fácil acesso e o formato é simples. Criar um blog não exige muita técnica, mas se tornar um blogueiro conhecido em um mundo chamado “blogosfera” é uma tarefa árdua, que exige tempo e dedicação. Alguns guarulhenses encararam o desafio, hoje são reconhecidos neste universo e já contabilizam seguidores.
Claudinei Lopes de Moraes, 38 anos, atua em dois seguimentos diferentes. Durante o dia é Guarda Civil Municipal (GCM), já no período noturno, aproveita o tempo livre para atualizar um blog que criou chamado “Blog do Guardão”.
Criado há dois anos, o espaço é dedicado à experiência que o próprio guarda vive, além de reivindicações da categoria. Na última visita, o contador já mostrava 45.175 visitantes.
“Com o apoio do meu chefe da base, comecei a elaborar qual tipo e formato de blog seria criado. Sempre estou atualizando com novidades e o público alvo é a população e os guardas civis de todo Brasil, sempre divulgando nosso trabalho aqui, na cidade de Guarulhos”, disse Moraes.
O blog ganhou popularidade e para comprovar é só fazer um teste. Utilize o Google (www.google.com), site popular de busca, e procure por Guarda Civil Municipal de Guarulhos. O primeiro endereço que aparece é o Blog do Guardão e depois o site oficial da corporação.
“Também coloco nas postagens outros tipos de matérias, que o foco não é a Guarda Civil, seleciono alguns textos interessantes e úteis para serem postados, oferecendo sempre algum beneficio ao visitante”, disse Moraes.
Quando o tema é terror, suspense e medo, o ator, cineasta e blogueiro Rubens Mello disponibiliza para os internautas todas as informações em seu blog “A Arte do Horror”. A página na internet (http://rubensmellojr.blogspot.com/) recebeu o título como o melhor blog da cidade, nomeado pela prefeitura.
Mello acredita que a diversidade oferecida ao leitor foi um dos requisitos responsáveis por torná-lo vencedor do prêmio. “Acho que usei todos os recursos que o blog me ofereceu como vídeos, áudio, fotos, textos, material com informações quentinhas dentro da produção cultural, com foco para o fantástico, making off de espetáculo teatral”, disse Mello.
O cineasta ainda dá dicas para quem quer iniciar essa atividade e integrar a “blogosfera”.
“É preciso focar um público alvo, ter o que falar e a quem falar. Isso facilita na criação da sua própria rede de comunicação. Também é importante delimitar seu tema, para que seus seguidores sejam abastecidos”, disse Mello.
Outro blog mantido por uma guarulhense é o “ A Cultura de Guarulhos” (http://aculturadeguarulhos.blogspot.com/), da artista Aline Fonseca, 24 anos. Lá, o internauta encontra dicas culturais e programações artísticas na cidade. Vale uma visita virtual.

Nenhum comentário: